Otoplastia

A cirurgia para correção de deformidades na orelha externa é chamada de otoplastia. Estas deformidades podem ser de origem genética, traumática ou causada em decorrência de outras doenças. Acidentes e/ou atritos constantes – como os sofridos pelos praticantes de lutas – são exemplos de traumas que podem causar danos no formato da orelha.

A deformidade mais comum é a popularmente chamada “orelha de abano” ou orelha em abdução. Neste caso, a cirurgia é indicada para aproximar a orelha da cabeça, corrigindo, assim, a forma e o desenho. Porém, pode-se utilizar da otoplastia também para o caso de orelhas grandes e lóbulo rasgado.

Tecnicamente, o procedimento pode ser realizado a partir dos sete anos, período em que a estrutura já está formada e com o tamanho muito próximo daquele que terá na fase adulta.

De 2 a 3 horas.

Após a cirurgia plástica nas orelhas é comum ocorrer dor, inchaço, vermelhidão e dormência (os pacientes são aconselhados a não dormirem de lado para reduzir a pressão nas orelhas).​

Infecção da cartilagem, cicatrização excessiva, coágulos. Orelhas desiguais ou com aparência artificial. Nesse caso, é realizada uma nova cirurgia.

O tipo de incisão usada para a cirurgia de orelhas depende da extensão do problema, e mesmo quando apenas uma orelha parece proeminente, a cirurgia é realizada nas duas orelhas para um melhor resultado. Em uma das técnicas mais utilizadas, o cirurgião faz uma pequena incisão na parte de trás da orelha, para expor a cartilagem, e então esculpe a cartilagem, de modo que fique mais perto da cabeça. Ocasionalmente, uma parte da cartilagem pode ser removida para dar uma aparência mais natural à dobra da orelha.

Outra técnica envolve uma incisão similar, remoção da pele e grampos utilizados para dobrar a cartilagem de modo a remodelá-la, sem haver necessidade de remoção.

Local com sedação e, em alguns casos, anestesia geral.